quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SAÚDE



Capim-santo: conheça propriedades medicinais e benefícios da planta


Também conhecida como capim-limão, a planta pode ser usada em aromaterapia, na medicina e em cosméticos

capim-santo, também conhecido como capim-limão ou capim-cidreira (por ser comumente confundido com a erva-cidreira), é uma planta medicinal pouco conhecida mas com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar.  É originária da Índia, amplamente cultivada em países de clima tropical e subtropical e que se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil. É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc.

Benefícios e suas propriedades medicinais

Seus principais constituintes são o citral, composto antimicrobiano e antifúngico eficaz na inibição e destruição de micro-organismos, e o mirceno, responsável pela ação analgésica; outros cinco de seus componentes possuem o poder de inibição da coagulação sanguínea. O citral também aumenta a capacidade do corpo em aproveitar a vitamina A.
Na aromaterapia, seu óleo é muito utilizado, pois ajuda a aliviar depressão, estresse e tensão do corpo. Popularmente, é usado em forma de cataplasma (massa medicamentosa) para tratar as dores de artrite e em banhos para aliviar os músculos doloridos; também ajuda a aliviar espasmos musculares, reduzindo todos os sintomas relacionados a dor abdominal, dores de cabeça, dores nas articulações, espasmos do trato digestivo, cãibras musculares, dor de estômago, entre outros.
O óleo essencial diluído do capim-limão é também usado como um antifúngico para condições de pele, incluindo micose e pé-de-atleta. Seu extrato pode ser aplicado a feridas recentes e abertas, vez que a erva atua como um antisséptico que previne infecções, além de ser usada na desintoxicação dos órgãos digestivos do corpo, como o pâncreas, fígado, rim e bexiga.
Seu chá ou suco é recomendado para o tratamento de insônia e problemas de ansiedade, para o combate à febre e em casos de cólicas estomacais e intestinais e devido a sua função desintoxicante, ele também é incorporado em muitas dietas de emagrecimento.

Contra-indicações e efeitos colaterais

•Risco de causar queimaduras caso o local em que houve aplicação direta seja exposto ao sol (assim como a citronela, limão, laranja e outros cítricos);
• Em doses excessivas, pode causar sonolência, diarreia, hipotensão arterial, fraqueza e sedação;
• É contra indicado durante a gestação, pois pode provocar abortos devido ao relaxamento da musculatura uterina;

Receitas

Chá: 
Coloque quatro a seis as folhas cortadas de capim-santo dentro de uma xícara de chá, adicione água fervente, tampe a xícara e espere a temperatura ficar agradável para beber.  Coe as folhas e ele e estará pronto para consumo.
Suco
Triture, no liquidificador, 40 folhas do capim-santo com um litro de água gelada; em seguida, coe. Adicione o suco de 2 limões e açúcar a gosto.
Fonte: Equipe eCycle

Nenhum comentário:

Postar um comentário