12 MOTIVOS PARA VIVER O AGORA E SER MAIS FELIZ!
Um dos maiores erros que a maioria de nós comete é não vigiar os próprios pensamentos. Se estivéssemos atentos a eles, poderíamos gerenciar o tempo, por exemplo, e viver de acordo com a realidade. Mas a verdade é que nem sempre agimos assim, e a grande maioria está presa ao passado tentando mentalmente reviver situações ou consertar alguns erros. Com isso, projetam-se violentamente para o futuro, vivendo, agindo e conjecturando como se de fato lá estivesse.
Frases como: “se eu pudesse voltasse no tempo faria isso ou aquilo", ou "na semana que vem farei isso ou aquilo”. Total desperdício de energia, um flerte perigoso com as saúdes física e mental. Quem vive fora do "aqui e agora" mal sabe o que está comendo, como está respirando, a realidade a sua volta.
Note que falei de sua vida e de coisas que, quando são feitas, atingem primeiro a você e debilita a sua saúde. Mas sabemos que nossas ações atingem os que nos cercam e quanto mais íntima, mais afetada essa pessoa será. Se vivemos no passado ou estamos perdidos em um futuro distante, quem está do nosso lado convive literalmente com uma sombra, alguém que há muito tempo não está presente.
Isso acontece mesmo que o parceiro saiba disfarçar bem, já que ele age, sai, volta e cumpre suas obrigações costumeiras. É o que chamamos de "automação". Assim como podemos programar as máquinas para produção em série, também nos programamos para repetir diariamente uma série de eventos rotineiros, nem precisamos estar "presentes". E quer saber? Quem "foge" para trás ou para frente certamente não está presente no hoje.
Quem age assim na vida pessoal tem por hábito reproduzir o mesmo padrão na vida a dois. E essa situação ainda pode ser agravada: basta que o outro dê algum motivo e essa pessoa irá se fixar no passado, no dia e na hora em que o evento aconteceu. Ele não vai arredar pé e de lá, mandará sinais de mágoa e não raro terá pequenos atos de vingança, tudo "calcado" no passado, ignorando solenemente os dias que se sucedem.
Sabendo desse nosso poder (de ir e vir do passado e futuro), devemos como disse, vigiar nossos pensamentos para que isso não nos afete e muito menos afete quem mais amamos.
Será que você está preso a esse circulo vicioso e nem se deu conta? Observe, analise-se e tente mudar. Sua saúde emocional e seu relacionamento agradecem!
NO PASSADO
Você está sempre vivendo no passado e lembranças contam mais do que a realidade?
Neste caso, seu relacionamento corre sério risco de estar em crise, já que é impossível você estar em dois lugares ao mesmo tempo.
Quando sentir que está se distanciando, faça um esforço e conecte-se com o agora, prestando atenção no outro e tentando acompanhá-lo em tudo que for possível.
NO FUTURO
NO FUTURO
Você perde tempo demais planejando o futuro ou literalmente vivendo nele?
Da mesma forma que viver no passado não ajuda, no futuro, muito menos.
Procure algo bem real, bem aqui e agora para se fixar, somente assim você poderá estar presente, para você e para o seu amor.
ANALISE-SE
Comportamento de fuga pode acontecer quando a realidade está difícil.
Como não conseguimos vivê-la, partimos para algum outro ponto na mente, o que por algum tempo nos dá paz.
Se o motivo for este, procure solucionar o que está errado, somente assim as coisas entrarão nos eixos e você conseguirá ser e fazer o outro feliz.
FALE
Não deixe o outro sem entender o que se passa, se algo te incomoda, seja franco e fale.
ÂNCORA
Já que tudo foi esclarecido - e se esta for uma característica sua (a fuga) - não se acanhe em pedir ao seu parceiro que passe a agir como âncora, chamando você a todo o momento para voltar ao presente quando sentir que você está se ausentando.
ROTINA
A rotina, muitas vezes, é a grande culpada por esses comportamentos.
Como parece que os dias são sempre os mesmos, principalmente para pessoas que trabalham em coisas repetitivas, o cérebro usa deste recurso (a automação).
O que isso quer dizer?
Enquanto o rotineiro é vivido, a mente se solta e voa para outras paragens, nada demais. Mas é preciso ficar atento para observar se esse tipo de situação não está atrapalhando sua vida.
Quer uma dica? Tente surpreender seu parceiro - e a você mesmo - com pequenas situações diferentes no dia a dia.
NOVAS ATIVIDADES
Inclua seu parceiro em novas atividades, talvez caminhar, fazer aulas de dança ou outra atividade prazerosa, andar de bicicleta, etc.
A FAMÍLIA DELE (A)
Observe se você não está ficando à parte e envolva-se mais neste convívio com a família do seu parceiro.
Muitas vezes, nossos parceiros sentem-se sozinhos, já que nos abstemos de eventos comuns à família do outro.
O TRABALHO
O trabalho é uma excelente fuga quando queremos nos afastar.
Se você perceber que isso está acontecendo, comece a compartilhar com o outro esse aspecto de sua vida diária, que não pode e nem deve ficar à parte.
Além disso, interessar-se pela vida profissional do outro também vai aproximar muito mais vocês dois.
Aproveite cada minuto a dois para um bate-papo sobre o que está acontecendo no dia a dia do seu parceiro.
ALIVIE O PESO
Deixar de lado alguns afazeres possíveis e abrir espaço para que sobre tempo para você também ajuda.
Muitas vezes, o excesso de trabalho nos obriga a abdicar de nós mesmos. E é nesta hora que os problemas tendem a aparecer.
EXERÇA O PERDÃO
Nem sempre devemos levar tudo a ferro e fogo.
As mágoas acumuladas podem agir como grilhões nos prendendo a uma situação que já passou, ficou para trás. Analisar, pesar e descartar o que aconteceu é o melhor a se fazer.
HARMONIA
Lembrar o passado ou projetar o futuro não tem nada de errado se estivermos devidamente equilibrados.
Como disse antes, em caso de desequilíbrio, as pessoas mais queridas são as mais prejudicadas.
Então, cuide da sua saúde física e mental.
Sempre que possível, inclua o outro em suas atividades, assim a conexão com o presente se tornará muito mais fácil.
Fonte: Tempo de Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário