segunda-feira, 24 de agosto de 2020

 


FITNESS


Como lavar roupas de academia: 3 truques perfeitos

Fonte: Google


Roupas de academia e de treino são mágicas: elas nos ajudam a nos movimentar melhor e dar tudo de nós no esporte. Os tecidos evoluíram muito, com fibras sintéticas como nylon, Lycra, poliéster e poliamida são ótimos para facilitar os movimentos, secar rapidamente, dissipar o calor e oferecer compressão sem apertar. Mas como lavar roupas de academia para manter essas propriedades técnicas?

Como peças de qualidade costumam ser caras, vale a pena lavar com carinho para esticar ao máximo a vida útil delas. Conversamos com Heidi Dale Allen, vice-presidente de marketing at da Nikwax North America, que fabrica produtos de limpeza, impermeabilização e manutenção de equipamentos outdoor.  

Ela deu três dicas básicas para manter suas roupas perfeitas e sem pegar cheiro. “Como são peças que precisam dar conta de um alto nível de atividade, elas precisam estar bem cuidadas. Se a roupa não faz o que deveria, pode afetar sua performance”, diz. 

O grande defeito dos tecidos sintéticos é que eles podem pegar cheiro. Principalmente o poliéster, a mais comum das fibras esportivas, pela excelente capacidade de puxar a umidade. A mesma propriedade faz com que ele retenha os óleos corporais que fazem com que o suor fique com um cheiro desagradável. 

É justamente por isso que a lã de merino está ganhando terreno nas roupas para treino intenso. Sua resistência natural a pegar cheiro permite que peças com este material sejam usadas mais de uma vez sem lavar. Use um detergente específico para merino, ou um sabão líquido neutro de lavar roupas. “O ideal é lavar e secar merino em baixas temperaturas, para evitar que encolha”, diz Allen. “Outra dica que aprendi na prática: não lave suas peças de merino com outras que têm partes metálicas, como zíper, para evitar microfuros.”

Se você só vai lavar peças sintéticas, Allen recomenda lavá-las logo depois do uso, para eliminar rapidamente as bactérias que se alimentam do suor e causam o mau cheiro. De preferência, no mesmo dia em que forem usadas.

Não use amaciante

No meio de um treino puxado, ou durante a sessão de hot yoga em um dia abafado, certamente a função mais importante do seu equipamento é dissipar o calor e resfriar a pele levando a umidade do suor para longe, fazendo-a evaporar. Tecidos sintéticos fazem isso muito bem.

O amaciante, contudo, pode alterar essa propriedade. “Os amaciantes tendem a formar uma película nas fibras, que impede que a umidade da pele evapore”, diz Allen.

Um sabão comum costuma ser o suficiente para a maioria das roupas, mas para eliminar odores e melhorar a respirabilidade, você pode usar um sabão específico para isso. No Brasil, algumas marcas lançaram produtos com esse perfil, como o Omo Sports e Daxx Higi Sport Lava Roupas Esportivas. 

Como lavar roupas de academia: use água fria

O elástico que compõe as malhas usadas nas roupas esportivas dão a elasticidade que elas entregam. E permitem que elas voltem ao tamanho normal depois do uso. Essa elasticidade tende a ir se desgastando com o uso das peças. Mas de acordo com a especialistas, “tomar cuidado com a temperatura de lavagem ajuda a aumentar a vida útil dos tecidos”. 

Se precisar usar a secadora, é possível, com bastante cuidado. Confira as instruções de lavagem na etiqueta. A maioria das roupas sintéticas tolera bem baixa e média temperatura. A opção mais sustentável e amiga das roupas é o bom e velho varal. “Uma das vantagens das roupas de academia é que elas secam super rápido, então é só estender que elas secam rapidinho.”

Fonte: Go Outside 

terça-feira, 28 de julho de 2020

COMPORTAMENTO


10 expressões gordofóbicas para tirar do seu vocabulário agora mesmo



Às vezes, a gente nem percebe, mas muitas das frases que falamos no dia a dia podem ser consideradas GORDOFÓBICAS. 

Para não cometer erros e não ser preconceituoso, é importante escutar, conversar e ler sobre o assunto, a fim de rever o seu vocabulário e entender de forma completa o que cada frase pode significar.

Mas, afinal, o que é gordofobia?

O termo é usado para identificar o preconceito que pessoas gordas sofrem na vida afetiva, social e profissional, sendo discriminadas ou excluídas de alguma forma exclusivamente por não serem consideradas de um peso “ideal”.

Frases gordofóbicas para deixar de usar agora mesmo

1. “Você não é gorda, você é linda!”

E desde quando o fato de uma pessoa ser gorda a impede de ser linda? Os padrões atuais de beleza criaram o ideal de que apenas corpos magros são bonitos, o que está completamente errado. Gorda sim e linda também, uma coisa não anula a outra.

2. “Ela é tão bonita de rosto”

Essa frase, normalmente, vem acompanhada de falas como “só precisava emagrecer” ou então “uma pena que está fora do peso”. Uma pessoa gorda deve ser vista como linda por inteiro e não apenas pelo seu rosto. Você pode até achar que está elogiando, mas, na verdade, está sendo muito preconceituoso.

3. “Você é fofinha, cheinha…”

Na verdade, não, uma pessoa gorda é uma pessoa gorda e não tem nada de errado nisso. Já está mais do que na hora de pararmos de usar

4. “Gordice”

A primeira vista essa palavra pode ser inofensiva, mas ela está carregada de preconceito. Isso porque, normalmente, é utilizada para se referir a pratos e refeições com muitas calorias, criando a ideia de que pessoas gordas não consomem alimentos

5. “Olho gordo”

Essa é outra expressão muito comum e que muita gente não sabe, mas também é uma das frases gordofóbicas. Essa ideia se deve ao fato desse termo se referir a algo ruim e associar isso a palavra gordo. Em vez disso, você pode simplesmente substitui-la pela palavra

6. “Tudo bem se alguém for gordo por causa de um problema de saúde, eu entendo completamente”

Quando dita, essa frase acaba excluindo todas as outras pessoas que são gordas não associadas a algum problema de

7. “Você devia cuidar mais da sua saúde”

Essa expressão possui o mesmo problema da frase anterior, não é porque alguém é gordo que essa pessoa não é saudável. Ela pode sim gostar de se alimentar corretamente ou, até mesmo, praticar

8. “Essa roupa não fica bem em você porque você é gorda”

Basta olhar ao redor para ver que na maioria dos anúncios de moda as modelos são magras. Por causa disso, algumas pessoas associam determinadas peças apenas a corpos assim. Isso acaba por limitar e criar a ideia de que gordos não podem utilizar certas roupas, o que é um pensamento totalmente gordofóbico. A moda deve ser feita para todos, indiferente do peso.

9. “Nossa, como eu estou gorda!”

A princípio, essa frase não parece preconceituosa, já que devemos aceitar nossos corpos e que está tudo bem ser gordo. No entanto, o problema está quando ela é dita por uma pessoa magra que engordou alguns quilos, que é o que acontece na maioria dos casos.

10. “Saiba como ter o corpo perfeito para o verão”

Com certeza você já se deparou com essa frases em algum lugar ou, então, viu a expressão “corpo de praia”, certo? No entanto, um biotipo ideal para o verão é aquele que você já tem! Tire da cabeça essa ideia de que só mulheres magras podem usar 

 


          ATUALIDADE

 Site de traição Ashley Madison faz sucesso entre

                                         brasileiros na  quarentena

                                                                                                                                                                                                                                           Imagem: Google

Ashley Madison registrou um aumento diário de 19 mil novos usuários desde o início do isolamento social, devido à pandemia do coronavírus. O site de traição é conhecido por ajudar pessoas comprometidas a marcarem encontros casuais e já conta com mais de 65 milhões de usuários no mundo inteiro. Aqui, no Brasil, a plataforma também tem feito sucesso e conseguiu mais de 4.226 inscritos no período de março a junho deste ano, atrás apenas dos Estados Unidos no número de novos cadastros.
  Fonte: tectudo.com.br